Institucional

Dicionário de Siglas

Feeds -Saúde Web

Projeto Navegar
O Projeto Navegar é uma daquelas iniciativas que a maioria das pessoas não acredita ser possível, mas que quando vemos realizada, nos faz acreditar que muito mais é possível para levar conhecimento a todos os cantos deste país.

Este projeto é uma iniciativa do governo do Amapá e do Serviço de Processamento de Dados daquele estado que equipou um barco com microcomputadores, impressora, scanner, câmera fotográfica digital e acesso à Internet via satélite a uma velocidade de 64 Kbps.

Este barco circula pela região de Bailique. Bailique é um arquipélago formado por 8 ilhas situado ao leste do Amapá e próximo à Foz do Rio Amazonas junto ao Oceano Atlântico, neste arquipélago vivem 8.500 habitantes em 38 comunidades que estão tendo a possibilidade de aprender a lidar com equipamentos de informática ao mesmo tempo em que podem conhecer o mundo através da Internet.

Se você leu nosso artigo sobre os veículos que cobriram o Rally dos Sertões e a proteção que se deu aos equipamentos para “sobreviverem” às condições hostis das regiões por onde passou a competição, pode imaginar como são as instalações do barco: os equipamentos são todos presos às mesas e o laboratório foi planejado para permitir um ambiente agradável durante os dias de forte calor ao mesmo tempo em que os protege das chuvas constantes que caem na região.

O projeto existe desde 2000 e tem como objetivo na sua primeira fase, levar conhecimentos de tecnologia aos habitantes do Bailique e formar os multiplicadores destes conhecimentos, já na segunda fase, o objetivo é divulgar os costumes da região, alavancar o turismo e proporcionar aos moradores um melhor aproveitamento de seus recursos naturais.

Conheça mais sobre o Projeto Navegar e veja outras fotos da maravilhosa região no site indicado abaixo.

Mais informações: www.navegar.ap.gov.br
 

Feeds - Portal VoIT

Últimas Notícias