Institucional

Dicionário de Siglas

Feeds -Saúde Web

WebDesigner X WebDeveloper
Na semana passada estive num evento de lançamento dos novos softwares para criação de sites e projetos de Internet patrocinado pela Macromedia, empresa multinacional, detentora dos softwares mais renomados na criação de páginas de Internet como: Flash, Dreamweaver e Fireworks entre outros.

Chamou-me a atenção, além das novas qualidades que os programas apresentam, a cisma existente entre Web Designers e Web Developers. Entre muitas risadas causadas por piadas de um lado e de outro, eu estava vendo uma velha história se repetir. Vamos entender o que fazem estes profissionais para descobrir o motivo da rusga:

Um Web Designer é o profissional responsável pela criação visual de um site. Quando você navega pela Internet, talvez nunca tenha notado, mas alguém se preocupa onde vai ficar cada texto, cada ilustração, e ainda links, publicidades, etc. Além disso este profissional é o responsável pela escolha das cores, texturas e tamanhos de caixas, botões, fotos, etc. ou seja, pelo visual de modo geral.

O Web Developer, ou desenvolvedor, é o profissional que faz o site funcionar dinamicamente, ou seja, quando você clica num botão, num texto, numa foto, alguém fez uma programação por trás daquilo para que o objeto clicado abra, feche ou execute uma ação qualquer (como por exemplo acessar um banco de dados), este profissional é o desenvolvedor.

O que vi na semana passada foram designers reclamando dos desenvolvedores e vice-versa, mas esta história não é de hoje, antigamente quando as atividades de analista de sistemas e programador não eram tão mescladas quanto hoje, o conflito também existia entre estes profissionais.

Imagino também que haja a mesma coisa entre enfermeiros e médicos, ou entre ortopedistas e fisioterapeutas, arquitetos e engenheiros e outras profissões cujos trabalhos são complementares.

Mas por que isto ?

Provavelmente porque o gênero humano é singular e na sua singularidade não aceita críticas na maioria das vezes e tampouco gosta de refazer trabalho por questões estéticas ou operacionais.

Tem cura ?

Uma das empresas que apresentou um projeto criado já na nova versão do software que estava sendo apresentado, mostrou que a solução é encontrar um método de trabalho que una as duas funções em torno de um objetivo comum e que depende em boa parte das pessoas envolvidas, mas pode ser complementado por bons equipamentos e bons softwares.

Foi sem dúvida uma experiência interessante: descobrir que enquanto o mundo gira e a tecnologia evolui, nós, pequenos seres humanos, criamos alguns conflitos desnecessários com nossos pares e esperamos que os softwares e hardwares os resolvam. A solução está em nós !
 

Feeds - Portal VoIT

?ltimas Not?cias